Dicas de Finanças Pessoais

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 4 comentários

Gente, no final do ano passado li a revista Você S/A, uma edição especial sobre organização de finanças pessoais. Talvez algumas pessoas já tenham lido, mas eu anotei algumas dicas interessantes e achei muito útil repassar.
Considerando que nós mulheres somos consumidoras loucas assumidas (a maioria), essas dicas são valiosas. E mesmo para os homens, que também tem seus surtos consumistas, e normalmente com produtos mais caros que os nossos. Sim, porque homens amam eletrônicos, que custam muito mais do que nossos singelos cosméticos.
Não, eu não estou recebendo nada da Você S/A por isso, as dicas que realmente achei que são boas, vou passando por partes. E se quiserem mais informações, no site da revista tem ( http://vocesa.abril.com.br/organize-suas-financas/ ).

Para dar uma introdução neste tema, os economistas sempre sugerem que tenhamos uma planilha onde anotamos todos os nossos gastos. Para facilitar a elaboração dessa planilha é importante que haja uma divisão:
  • Despesas Fixas - acontecem todos os meses e não há como reduzir os valores. São gastos com prestação de imóvel e de veículo, aluguel, condomínio, mensalidade da faculdade, planos de saúde, previdência privada, salário da empregada, internet, academia.

  • Despesas Fixas com valores variáveis - todos os meses elas consomem partes da sua renda, mas você tem algum poder sobre os valores. São gastos com contas de luz, água, telefone fixo, telefone celular, supermercado, combustível, estacionamento, assinatura de revistas.

  • Variáveis - são as despesas que não acontecem todos os meses e dependem só de sua vontade para serem cortadas. São gastos com roupas, sapatos, cosméticos, bares, baladas, restaurantes.

Boa sorte com as planilhas, e mãos à obra nesse começo de ano!

4 comentários:

 

©Copyright 2011 Minha vizinha me contou... | TNB