Cinema - Senna

terça-feira, 16 de novembro de 2010 1 comentários

Gente, sábado fui assistir no Reserva Cultural o documentário do piloto Ayrton Senna.
O mais legal desse documentário é que não foi feito por brasileiros, apesar do nome quem assina este projeto é o diretor inglês Asif Kapadia. Para mim o orgulho aumentou ao saber disso. Parece até que o primeiro país a assistir foi o Japão, onde ele tem o mesmo prestígio que aqui.
E não é aquela coisa pesada, chata e triste sabe? Tem uma pegada de ficção, nota 10 para a edição. Foram 16 anos bem esperados desde o dia fatídico.
Achei que mescla bem algumas cenas clássicas, com outras inéditas da vida pessoal e profissional do ídolo. Entre as cenas clássicas tem vitória do piloto com direito a narração do "adorável" Galvão Bueno e a clássica musiquinha que até hoje quando ouvimos nos arrepiamos e fica aquela picinha nos olhos. Nas cenas inéditas tem até das reuniões dos pilotos antes das corridas, com participação excelente do Nelson Piquet.
Vamos ver ele namorando Adrianne Galisteu, atual sra. Iódice, e Xuxa. Aliás, atentem para a cena em que ele vai ao Xou da Xuxa (descendo da nave rosa!!!). Xuxa se despede dele enchendo-o de beijos e desejando feliz 89, 90, 91, 92, 93. E para aí. Ela deseja só até feliz 1993, que "coincidentemente" foi o ano anterior ao que Senna morreu. Medo!!!
Eu morri de raiva de Alan Proist (piloto francês e rival declarado) e de Jean-Marie Balestre (presidente da FIA à época)! E aparecem cenas do acidente do Rubinho Barrichelo e a morte de Roland Ratzemberger, ambos no treino que antecedeu ao acidente de Ayrton. Que aliás, nos fazem refletir sobre "quando-chega-a-hora", já que aparentemente o acidente de Rubinho teria sido muito pior que do Senna, axceto pelo trágido final já sabido.
Mas também dei risada relembrando os cortes de cabelo e roupas da época, assim como o sotaque ao falar inglês do próprio Senna. E, claro, chorei mesmo sabendo o final.
Enfim, 1h47 de muito saudosismo seja para os amantes de F1, sejam para aqueles, que como eu, deixaram de assistir corridas de F1 desde 1 de maio de 1994.
Super recomendo!!!

1 comentários:

 

©Copyright 2011 Minha vizinha me contou... | TNB