Jorge Amado

segunda-feira, 4 de junho de 2012 0 comentários
"Pensar pela própria cabeça custa caro. Preço alto. Ainda assim vale a pena."
Foi com essa frase que eu me deparei ao entrar na exposição de Jorge Amado, no Museu da Língua Portuguesa.

Amo ler, adoro escrever, gosto muito de Jorge Amado e suas obras. Não podia deixar passar em branco essa linda homenagem ao centenário desse ícone da literatura brasileira. Fico encantada como ele retratou tão bem nosso povo, com as diferenças culturais, de cor e credo.
No primeiro módulo nos deparamos com recursos audiovisuais onde são apresentados trechos de suas obras, com uma caixa de som acima das nossas cabeças que remete a uma sesnsação de que estamos ouvindo a cena.


Na segundo módulo, conhecemos um pouco da vida política de Jorge Amado, quando filiou-se ao partido comunista, tornou-se deputado de SP e foi exilado.


Meu espaço preferido é este. Onde tratam de crenças e culturas. São apresentadas algumas imagens de orixás, guias, velas. E é feita uma reflexão sobre as diversas denominações dadas aos tons de pele dos personagens e como nos classificamos, resultaldo da pesquisa PNAD.




O próximo módulo, não poderia faltar, atenção especial à malandragem e sensualidade presente em seus textos. Lemos através de pequenos espaços na parede, uma sensação de ler o proibido, de estar espiando através da fehadura. Uma delícia!



Sendo finalizado com um aconchegante espaço com quadros, suas inconfundíveis camisas floridas e confortaveis cadeiras e livros para passarmos horas degustando essa riqueza baiana. Eu disse finalizado? Esse é só o começo, que nos instiga a pesquisar mais sobre a vida e obra de J.A. Aliás, fiquei com siricutico pra ler O Sumiço da Santa depois que vi que ele narra Santa Barbara virando Iansã.



E olha, vou te dizer, isso não é nem um pedacinho de tudo que tem lá. Por que se eu disse tudo, perderia a graça, certo?

O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz e a exposição de Jorge Amado fica até 22 de julho.
Maiores informações: Museu da Língua Portuguesa

0 comentários:

 

©Copyright 2011 Minha vizinha me contou... | TNB