Dicas de Finanças Pessoais

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011 1 comentários
Hoje conversando com uns colegas do trabalho no almoço, nos demos conta do quanto é difícil guardar dinheiro e o quanto isso demora. Questionamos por que, quando nos comparamos com outros colegas, semre achamos que os outros conseguem fazer mais coisas com o salário do que nós mesmos?

Me contaram que até os 35 anos é tempo de plantar, semear, adquirir experiência. Dos 35 aos 45 anos é tempo de colheita, de consolidar o que foi conquistado e cobrar pela nossa experiência. É também a época de fazer o pé de meia, dar um upgrade na poupança, porque depois a tendência é voltar a cair. Devemos ter uma garantia pro futuro, um complemento para a aposentadoria.

Como já sabemos, poupar é paciência e muita, muita, disciplina. E o que fazer se eu sou uma completa desorganizada com as minhas finanças? Por onde começo? Quanto tempo vou demorar até ver algum resultado?

Primeiro busque alguns posts antigos neste mesmo blog. Lá você já vai encontrar algumas dicas. Mas em relação ao retorno, bem...

As 3 principais etapas da reconstrução financeira:


Reorganização das contas – de 1 a 12 meses
Lembra quando você explica alguma coisa para alguém e a pessoa não entende, você pergunta: quer que desenhe? Então, essa etapada é aquele período em que você começa a por tudo na ponta do lápis, ou melhor na tabela do excel. Cada centavo gasto, para você ter noção de onde e como pode economizar, o que dá para cortar.

Acumulação – 12 a 36 meses
Depois que você criou o hábito de anotar suas despesas, você automaticamente começa a criar regras para o uso do seu dinheiro. Dessa forma, passa a dar um destino muito melhor aproveitado, inclusive mantendo uma poupança ou investindo em algum lugar. Mas o começo é sempre pequeno, devagar.

Formação de patrimônio – a partir de 36 meses
Aqui você já é uma pessoa disciplinada e passou os último 24 meses, pelo menos, guardando uma porcentagem do seu rico dinheirinho. A essa altura você já deve ter uma quantia considerável para dar de entrada em um carro, apartamento, ou seu próprio negócio.

Está esperando o que para começar a poupar?

1 comentários:

 

©Copyright 2011 Minha vizinha me contou... | TNB